Banha de porco tem benefícios?
Sim, a banha tem seus benefícios em comparação com outros produtos semelhantes. Veja quais são e entenda as diferenças para fazer boas escolhas:
A banha oxida menos do que o óleo
A grande diferença entre a banha e o óleo refinado, por exemplo, é que a primeira é rica em ácidos graxos monoinsaturados, o que significa que é mais resistente ao calor e não sofre a mesma oxidação que os óleos refinados quando exposta à altas temperaturas. Essa oxidação é prejudicial à saúde porque libera componentes inflamatórios e tóxicos para o organismo.
Até mesmo o azeite de oliva extravirgem, considerado um dos óleos mais saudáveis, não ganha da banha na hora de fazer frituras. Para ser mais saudável ele deve ser consumido sem ir ao fogo ou, no máximo, em baixas temperaturas.
Boa composição nutricional
Ela fornece muitas vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, quase não contém sódio e é livre de açúcar e gordura trans. Ou seja, muito natural e saudável. Mas para obter esses benefícios é necessário que você tenha uma banha de alta qualidade, ou seja, de porcos criados em casa e alimentados com comida de verdade, não com rações à base de grãos transgênicos.
Oferece gordura de boa qualidade
Todo mundo necessita de uma determinada quantidade de gordura no corpo, que deve ser consumida diariamente, para o bom funcionamento do organismo. Mas essa gordura deve ser de boa qualidade, do tipo insaturada. Na banha, cerca de 40% da gordura é saturada, o que não é bom porque pode aumentar o colesterol. Mas a restante porcentagem é de gorduras saudáveis, as poli e monoinsaturadas.
Barato e eficaz
Por fim, a versão pura de origem confiável é um ingrediente bem barato e fácil de encontrar, podendo ser usada para os mais diversos pratos, pois não contém cheiro nem sabor.
1. Banha é saudável para o coração
O mito difundido de que as gorduras animais aumentam o risco de doença cardíaca é apenas isso – um mito. Nossos bisavós consumiam banha e manteiga e tinham taxas extremamente baixas de doenças cardíacas.
2. Banha de porco não lhe dará ataque cardíaco:
A análise de mais de 300.000 pessoas publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostra que não há nenhuma evidência de que o consumo de gordura saturada aumenta o risco de doença cardíaca.
3. Banha tem sabor neutro
A banha não altera o sabor de nenhuma das preparações, pois tem um sabor neutro. Nas frituras, nada melhor que as propriedades de cozimento da banha. Ele cria uma crosta para legumes e carnes sem um sabor específico. Devido ao sabor neutro, que também funciona bem em bens cozidos.
4. Banha é econômica
Você pode comprar a banha do porco com algum fazendeiro de sua cidade. Ou comprar pronta em algum supermercado.
5. A banha de porco é rica em vitamina D
Banha é a segunda maior fonte alimentar de vitamina D, depois de óleo de fígado de bacalhau. Uma colher de sopa de banha de porco contém 1.000 UI da vitamina.
6. Banha é sustentável
Os porcos são animais facilmente adaptáveis que podem prosperar em quase toda parte. Criar porcos pastando é uma prática que produz uma fonte sustentável de carne, melhorando a saúde do meio ambiente. Hectares de milho geneticamente modificado, afogados em pesticidas, fertilizante sintético usada para produzir óleo de milho.
7. Banha de porco é local
Você pode comprar a banha de um criador local. Sabendo assim a procedência do produto, e diminuindo o custo.
8. Banha é ótimo para o cozimento
Por que banha é saudável, sustentável e versátil, tradicionalmente a banha foi usada para fritar rosquinhas e fazer crostas de torta.
9. A banha é uma fonte saudável de colesterol
Como um agente de cura do corpo, os níveis de colesterol aumentam durante períodos de estresse ou quando a inflamação está presente.
Estudos mostram que o consumo de colesterol, não comporta uma relação de causa e efeito com os níveis de colesterol no sangue. Isto é porque o corpo produz o colesterol que necessita.