Com frutos na maior parte do ano, os benefícios da graviola, seja na casca, no fruto, nas sementes, nas raízes ou nas folhas, são os mais diversos, inclusive para o tratamento de doenças.
A fruta pode auxiliar, por exemplo, no combate a cistite, uma inflamação na bexiga. Pacientes diabéticos ou dores de cabeças constantes, também podem se beneficiar.
CARACTERÍSTICAS
Conhecida também como pinha, guanabana ou guanabano, a graviola é uma planta que mede de cinco a oito metros e possui uma copa arredondada, com cascas grandes verde-escuras e brilhantes.
BENEFÍCIOS DA GRAVIOLA
A graviola possui propriedades anticancerígenas e antioxidantes, desse modo, auxiliando no controle de componentes tóxicos que entram no organismo.
A lista de ações antimicrobianas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, anti-depressivas e ansiolíticas.
"Todos esses benefícios são devido à presença de diversos compostos bioativos presentes nas várias partes na planta, como as acetogeninas, alcaloides, flavonoides e esteróis", comenta Ivelise.
PARA QUE SERVE:
- Dores de cabeça frequentes
- Hipertensão
- Infecções parasitárias
- Doenças hepáticas
- Doenças gastrointestinais
- Febre
- Reumatismo
- Insônia
- Tratamento de alguns tipos de câncer
VITAMINAS E NUTRIENTES
Além de ser rica em água (80% da composição), a graviola possui diversos nutrientes em suas propriedades, como as Vitaminas A e C, B1, B2 B3 e B9, além de zinco, potássio, magnésio, ferro, cobre, fósforo e cálcio.
as vitaminas e componentes da fruta "são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano".
COMO COMER?
o melhor consumo da graviola para a obtenção dos benefícios do alimento é o natural. sempre escolher as frutas mais maduras e macias, evitando escurecidas, rachadas ou ressecadas.
Além disso, é possível consumir a fruta em forma de sucos, sorvetes e shakes.os compostos bioativos da graviola podem ser usadas em cápsulas, como forma de suplementação alimentar, mas isso só deve ser feito com orientação de um nutricionista ou médico.
A GRAVIOLA AJUDA A COMBATER O CÂNCER?
Já foi comprovada eficácia da graviola no combate a alguns tipos de câncer.
As substâncias presentes na folha, caule e fruto auxiliam na morte de células cancerígenas, evitando a proliferação e a multiplicação.
Tipos de câncer que podem ser tratados:
- Câncer de pâncreas
- Câncer de pulmão
- Câncer de próstata
- Câncer de mama
- Cânceres hematológicos
E A DIABETES?
O combate da diabetes pelo consumo da fruta é reconhecido por meio de estudos realizados em ratos, onde se observou a proteção das células pancreáticas.
Não há pesquisas bem documentadas dos efeitos no corpo humano.
"O que se sabe é que a fruta é amplamente utilizada pela medicina popular, sendo importante salientar que não se deve aderir a nenhum tratamento de doenças crônicas sem supervisão médica.
GRAVIOLA AJUDA A EMAGRECER?
Junto a uma alimentação balanceada, a graviola pode auxiliar no processo de emagrecimento. Sua ação antioxidante previne a ação de compostos tóxicos no organismo.
O elevado teor de água na fruta confere hidratação, um dos importantes pontos quando se está tentando emagrecer.
Ivelise, porém, atenta para o fato de que nenhum alimento isolado tem o poder emagrecer ou engordar.
GASTRITE
A fruta é considerada "gastroproteora", sendo indicada para o tratamento preventivo de pacientes com gastrite. O consumo conserva o muco da parede estomacal, além de aumentar a atividade de antioxidantes, prevenindo danos na parede gástrica.
SUCO DE GRAVIOLA
O suco de graviola possui uma boa fonte de nutrientes essenciais para o corpo humano, além de ser um ótimo agente anti-inflamatório.
A bebida também auxilia na regulação do trânsito intestinal e na redução da pressão arterial.
COMO FAZER O SUCO?
O suco deve ser feito usando a parte branca da fruta (polpa), tradicionalmente conhecida por
ser bem macia. Deve-se retirar os caroços.
Para dois copos do suco:
- 1 xícara de chá da polpa da fruta (sem os caroços)
- 500mL de água
- Gelo, se desejar
Preparo: Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata inicialmente no modo pulsar e depois por 2 minutos no modo normal do liquidificador. Por se tratar de uma fruta doce, não é necessário adicionar açúcar
COMO PLANTAR A GRAVIOLA?
Para plantar um pé de graviola, é necessário separar e preparar as sementes.
As sementes devem ser totalmente submersas na água e ficar de molho por 24 horas, para fortificar as sementes e as plantas nascerem mais fortes.
Após esse processo, pode-se iniciar o plantio.
Etapas de plantio:
- Cavar um espaço, não tão fundo (em torno de 5cm), e colocar uma semente de
- graviola.
- Cobrir com terra.
- Vale lembrar: a terra para plantio pode ser adicionada de adubo composto de nutrientes, como
- o NPK, que auxilia na nutrição da nova planta que irá nascer.
CHÁ DA FOLHA DE GRAVIOLA
O chá da folha de graviola serve para a prevenção e para o tratamento de diversas doenças, entre elas: artrite, diabetes, problemas gastrointestinais como diarreia e pressão alta.
Como fazer o chá:
- 10 gramas de folhas de graviola secas
- 1 litro de água quente
Modo de preparo: colocar as folhas de graviola em água fervente por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e consuma quando estiver morno, após as refeições. É recomendado o consumo de 2 a 3 vezes ao dia.
FOLHA DE GRAVIOLA EMAGRECE?
Isoladamente, o chá da folha de graviola não tem poder de emagrecimento, mas ele pode ajudar a reter líquidos corporais. Essa retenção pode ocasionar uma falsa impressão de perda de peso.
Por isso, é necessário aliar o consumo com uma alimentação bem equilibrada.
CONTRAINDICAÇÕES
O consumo tanto da graviola quanto do chá da sua folha e das sementes não deve ser em excesso. Segundo a nutricionista a fruta possui algumas toxinas que podem afetar a atividade cerebral, e ainda podem causar intoxicação.
"A indicação e posologia de todo e qualquer chá deve ser por recomendação de um profissional especialista da área", alerta.
GESTANTES PODEM TOMAR?
A graviola é contraindicada para gestantes, pois além de reduzir a pressão arterial, ocasiona o relaxamento da musculatura lisa. Isso pode estimular o relaxamento uterino e causar aborto.