Os grãos de café contêm nutrientes como sais minerais, aminoácidos e a cafeína. Essa última substância tem efeito estimulante no nosso cérebro: aumenta o foco e a concentração, diminuindo a sensação de cansaço mental. Também presente em bebidas como chá verde e até no chocolate, a cafeína pode levar a um estado de alerta por horas. Não à toa, o café descafeinado costuma ser a melhor opção para quem sofre com ansiedade e insônia, por exemplo.
O café descafeinado tem aroma, textura e sabor bem semelhantes ao café comum. A grande diferença é que o descafeinado passa por uma etapa extra que elimina cerca de 97% da cafeína dos grãos.
O descafeinado oferece os mesmos benefícios à saúde do café Tradicional, sem os potenciais efeitos colaterais da cafeína. Ambos são alimentos naturais que possuem polifenóis, poderosos antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias. Diversos estudos científicos já comprovaram que esses micronutrientes ajudam na prevenção de doenças como diabetes tipo 2, câncer, Alzheimer e Parkinson.
As vantagens do descafeinado em relação ao café comum estão ligadas à ausência (quase total) da cafeína. A alta concentração da substância, em algumas pessoas, pode levar ao aumento da ansiedade e insônia. Com o descafeinado, elas podem saborear uma xícara à noite sem medo de que a bebida atrapalhe o sono. Além disso, é uma ótima alternativa para quem tem o sistema gastrointestinal sensível e problemas como gastrite. Mulheres grávidas e em fase de amamentação também encontram no café descafeinado uma opção mais saudável – e sem restrições quanto a quantidade permitida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.