Benefício da abobrinha
Ajuda a perder peso de forma saudável: a abobrinha tem pouquíssimas calorias. Isso faz com que ela seja um excelente alimento para compor o cardápio nutricional de quem deseja emagrecer. Além disso, em sua composição, o alimento tem bastante água e contribui para a hidratação do corpo.
Melhora a constipação gestacional: "Por integrar o grupo das hortaliças, sendo importante fonte de vitaminas, minerais e fibras alimentares, a abobrinha pode ser considerada um alimento que auxilia nos quadros de constipação que são comuns na gravidez.
Regula os níveis de açúcar no sangue: "Graças ao seu índice glicêmico baixo, que proporciona liberação mais lenta do açúcar no sangue, e também pela presença de pectina, que é uma fibra que influencia nos níveis de insulina, o consumo regular da abobrinha permite que os níveis de açúcar no sangue sejam controlados.
É anti-inflamatória: a presença de betacaroteno, luteína e ômega na abobrinha beneficia o organismo protegendo-o contra inflamações, evitando problemas como a úlcera gástrica e também tornando o coração mais saudável.
Tem ação anticancerígena: de acordo com a nutricionista Ariana Heredia, os altos níveis de fibra presentes na abobrinha evitam que toxinas cancerígenas possam se estabelecer no cólon, bem como promovem evacuações saudáveis e regulares. As vitaminas A e C são fortes agentes antioxidantes, capazes de eliminar os carcinógenos que podem levar a diferentes tipos de cânceres malignos.
Protege contra a asma: "A abobrinha contém nutrientes que auxiliam no relaxamento muscular, como é o caso do magnésio. Além disso, conta com a vitamina A que ajuda na regeneração dos tecidos e das células, selênio que também é responsável por atividades antioxidantes e vitamina C que ameniza os processos de inflamação. Mas é de suma importância lembrar que apenas o consumo da abobrinha não é suficiente para o tratamento da asma: é preciso buscar ajuda médica para encontrar a abordagem mais adequada para cuidar da doença. Mas incluir a hortaliça na alimentação certamente só trará benefícios.
Melhora o colesterol: isso porque seus compostos antioxidantes reduzem os níveis de colesterol ruim , consequentemente, na boa saúde do coração. Além disso, possui magnésio, mineral que ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. O alimento também fornece folato, que é uma vitamina D necessária na quebra do perigoso aminoácido homocisteína: em níveis altos no organismo pode contribuir para os dois males citados anteriormente.
Possui ação antimicrobiana: a abobrinha é indicada principalmente contra parasitas intestinais, uma vez que suas sementes e o óleo extraído delas ajuda a eliminá-los do corpo.
É aliada das gestantes: "A abobrinha é rica em ácido fólico, uma vitamina do complexo B que contribui para que o desenvolvimento do tubo neural do bebê seja perfeito.
☆Aqui vai uma receita de abrobrinha recheada de carne moida:
INGREDIENTES
2 abobrinhas grandes
500 g de patinho moído
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
¼ de xícara (chá) de água
azeite a gosto
½ colher (chá) de páprica doce
½ colher (chá) de pimenta síria
1 pitada de canela em pó
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.
Com uma escovinha para legumes lave bem as abobrinhas sob água corrente. Seque e corte cada abobrinha ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher de sobremesa retire o miolo das abobrinhas, deixando uma borda de cerca de 0,5 cm da casca - assim as abobrinhas ficam no formato de uma canoa para rechear.
Transfira as abobrinhas para uma assadeira, com a cavidade voltada para cima. Sobre a tábua, pique fino o miolo das abobrinhas - será usado no recheio. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer regue com 3 colheres (sopa) de azeite, junte a carne moída e polvilhe com a farinha de trigo. Misture, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar e dourar a carne por igual.
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e o miolo da abobrinha picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte o alho, a canela, a páprica e a pimenta síria e misture bem por 1 minuto.
Regue com a água e misture, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor ao recheio. Volte a carne para a panela e misture bem - o recheio deve ficar ainda úmido. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino.
Tempere o interior das abobrinhas com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Com uma colher, distribua o recheio de carne nas cavidades de cada abobrinha e regue com um fio de azeite.
Numa tigela pequena, misture a farinha de rosca com o queijo ralado. Polvilhe sobre cada abobrinha e leve a assadeira ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Retire do forno e sirva a seguir com salada de folhas verdes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.