Centeio e o seus benefícios para uma vida mais saudável
Caso você seja um apreciador de uísque, cerveja e vodka, agradeça aos vikings, pois foram eles os responsáveis por disseminar o cereal chamado centeio -- a base da produção dessas bebidas -- pelas terras que invadiam. Mas, como você sabe, consumir muito desses preparados alcoólicos é prejudicial à saúde, além de eles serem inimigos declarados da balança. Aí você se pergunta: existe alguma maneira de consumir o centeio sem me preocupar com quilinhos a mais e ainda alinhá-lo a uma dieta saudável.
Centeio e o seus benefícios para uma vida mais saudável
Caso você seja um apreciador de uísque, cerveja e vodka, agradeça aos vikings, pois foram eles os responsáveis por disseminar o cereal chamado centeio -- a base da produção dessas bebidas -- pelas terras que invadiam. Mas, como você sabe, consumir muito desses preparados alcoólicos é prejudicial à saúde, além de eles serem inimigos declarados da balança. Aí você se pergunta: existe alguma maneira de consumir o centeio sem me preocupar com quilinhos a mais e ainda alinhá-lo a uma dieta saudável. Pois a resposta é: sim!
Benefícios do centeio
O centeio é um cereal resistente a baixas temperaturas, tem uma textura mais densa do que a de outros cereais, e um sabor forte e marcante. Se você é fã do pãozinho quentinho
toda manhã, saiba que a farinha de centeio é bastante utilizada na panificação.
O centeio tem um valor nutricional valioso, que pode trazer diversos pontos positivos para o organismo. É rico em minerais como manganês, cobre, magnésio e fósforo; fonte de vitaminas do complexo B; e abundante em fibras.
Entre os principais benefícios para a saúde, estão:
Melhora da saúde digestiva
Fortalecimento da imunidade
Função antioxidante
Controle dos níveis de açúcar e gordura no sangue
Centeio contém glúten?
Sim. Centeio, cevada e trigo, aliás, são três alimentos que contém o glúten, molécula proibida para quem sofre com doença celíaca. Em indivíduos que não tem esse problema gastrointestinal, o centeio está liberado: ele não faz mal e não engorda — muito pelo contrário.
A lógica é a seguinte: nas pessoas celíacas, o consumo do glúten faz com que as células produzam substâncias pró-inflamatórias que favorecem o aparecimento de doenças crônicas, como a obesidade. Em quem não tem a doença celíaca, tirar o glúten pode até fazer o peso diminuir, uma vez que as principais fontes de carboidrato sairão da dieta – como pão, doces e bolos. Mas é bom lembrar: o mérito não é do glúten, mas do corte de calorias.
O glúten, em quem não tem intolerância à proteína, pode até ajudar a perder uns quilinhos. Uma análise realizada pelo site de divulgação científica Healthy But Smart concluiu que o consumo do centeio promove maior saciedade, o que evita exageros alimentares ao longo do dia. E isso quer dizer que centeio ajuda a emagrecer? Sim! A chave aqui está em substituir versões refinadas de grãos e farinhas pelos tipos integrais. Além de incluir o cereal na rotina de forma saudável, como em frutas, e manter a prática regular de atividade física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.