PageRank Sabor de vida saudável : agosto 2023

Para que serve a chia com água e limão? pode ajudar na saúde do intestino por ser rica em fibras, por causa da chia, e antioxidantes, devido ao limão, e por auxiliar na hidratação, mas todos os ingredientes oferecem os mesmos benefícios quando são ingeridos separadamente.


Tanto a chia quanto o limão são alimentos considerados saudáveis, já que fornecem nutrientes que são importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo.

A chia serve como fonte de fibras, ômega 3, proteínas, carboidratos, manganês, magnésio, fósforo, cálcio, zinco, cobre, potássio, ferro, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

A água de chia com limão funciona mesmo?

Existem muitas relatos na internet de pessoas que tomaram água de chia com limão e emagreceram. Mas vamos analisar o que está por trás disso. O primeiro ponto é com relação à água.

De acordo com informações da especialista e consultora em medicina funcional Jill Carnahan, começar o dia consumindo entre aproximadamente 1 a 2 copos de água é particularmente importante durante uma mudança na dieta porque melhora a função cognitiva, a função gastrointestinal, a função renal e diminui as dores de cabeça.

Além disso, o simples fato de beber um copo de água antes da refeições já pode ajudar a comer menos. Quando se adiciona fibra, isso ajuda ainda mais a saciedade. Além disso, a chia é muito rica em fibras e gorduras boas e isso irá ajudar contra a constipação intestinal. Um intestino que funciona bem ajuda a pessoa a ficar menos inchada e ter uma melhor digestão. Como consequência, o processo de emagrecimento pode ser facilitado.

Pão de centeio Pão de centeio é um tipo de pão que tem como matéria-prima o cereal centeio. Em Portugal, o pão de centeio é fruto de uma respeitável tradição popular. Em Trás-os-Montes, Beira Interior e outras regiões, o pão tradicional é frequentemente feito com farinha de centeio.


Centeio e o seus benefícios para uma vida mais saudável

Caso você seja um apreciador de uísque, cerveja e vodka, agradeça aos vikings, pois foram eles os responsáveis por disseminar o cereal chamado centeio -- a base da produção dessas bebidas -- pelas terras que invadiam. Mas, como você sabe, consumir muito desses preparados alcoólicos é prejudicial à saúde, além de eles serem inimigos declarados da balança. Aí você se pergunta: existe alguma maneira de consumir o centeio sem me preocupar com quilinhos a mais e ainda alinhá-lo a uma dieta saudável.

Centeio e o seus benefícios para uma vida mais saudável

Caso você seja um apreciador de uísque, cerveja e vodka, agradeça aos vikings, pois foram eles os responsáveis por disseminar o cereal chamado centeio -- a base da produção dessas bebidas -- pelas terras que invadiam. Mas, como você sabe, consumir muito desses preparados alcoólicos é prejudicial à saúde, além de eles serem inimigos declarados da balança. Aí você se pergunta: existe alguma maneira de consumir o centeio sem me preocupar com quilinhos a mais e ainda alinhá-lo a uma dieta saudável. Pois a resposta é: sim!

Benefícios do centeio

O centeio é um cereal resistente a baixas temperaturas, tem uma textura mais densa do que a de outros cereais, e um sabor forte e marcante. Se você é fã do pãozinho quentinho
toda manhã, saiba que a farinha de centeio é bastante utilizada na panificação.

centeio tem um valor nutricional valioso, que pode trazer diversos pontos positivos para o organismo. É rico em minerais como manganês, cobre, magnésio e fósforo; fonte de vitaminas do complexo B; e abundante em fibras.

Entre os principais benefícios para a saúde, estão:

  • Melhora da saúde digestiva

  • Fortalecimento da imunidade

  • Função antioxidante

  • Controle dos níveis de açúcar e gordura no sangue


Centeio contém glúten?

Sim. Centeio, cevada e trigo, aliás, são três alimentos que contém o glúten, molécula proibida para quem sofre com doença celíaca. Em indivíduos que não tem esse problema gastrointestinal, o centeio está liberado: ele não faz mal e não engorda — muito pelo contrário.

A lógica é a seguinte: nas pessoas celíacas, o consumo do glúten faz com que as células produzam substâncias pró-inflamatórias que favorecem o aparecimento de doenças crônicas, como a obesidade. Em quem não tem a doença celíaca, tirar o glúten pode até fazer o peso diminuir, uma vez que as principais fontes de carboidrato sairão da dieta – como pão, doces e bolos. Mas é bom lembrar: o mérito não é do glúten, mas do corte de calorias.

O glúten, em quem não tem intolerância à proteína, pode até ajudar a perder uns quilinhos. Uma análise realizada pelo site de divulgação científica Healthy But Smart concluiu que o consumo do centeio promove maior saciedade, o que evita exageros alimentares ao longo do dia. E isso quer dizer que centeio ajuda a emagrecer? Sim! A chave aqui está em substituir versões refinadas de grãos e farinhas pelos tipos integrais. Além de incluir o cereal na rotina de forma saudável, como em frutas, e manter a prática regular de atividade física.

Confira agora 5 benefícios do Sal Rosa do Himalaia: Aumenta a hidratação do corpo. ... Regula a pressão arterial. ... Melhora significativamente a circulação sanguínea. ... Elimina toxinas do corpo. ... Reduz o refluxo ácido e equilibra o pH


Possíveis benefícios

Os possíveis benefícios do sal do Himalaia incluem diminuir o pH do organismo, tratar problemas de pele, como psoríase e alguns problemas respiratórios como asma, bronquite e tosse. No entanto, esses possíveis benefícios do sal do himalaia para a saúde ainda não estão comprovados, porque existem poucos estudos científicos sobre esse sal.

Além disso, esse tipo de sal caracteriza-se por conter minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro e zinco. No entanto, um estudo científico menciona que consumir 1 colher de chá (5 g) de sal do himalaia por dia, não fornece quantidades significativas desses minerais, portanto não traria nenhum benefício significativo para nutrição.

Modo de uso

Por ter um sabor mais suave do que o sal comum, o sal do Himalaia  pode ser usado para temperar peixes, mariscos, legumes e verduras, por exemplo.

Como o sal do Himalaia tem um sabor mais delicado, pode levar ao consumo excessivo, o que não é bom para a saúde. Por isso, para evitar seu uso excessivo, recomenda-se misturar o sal rosa com temperos naturais, como alho, cebola, salsinha, cebolinha e orégano, por exemplo.

O sal do Himalaia deve ser consumido em pequenas porções, já que 1 colher de chá (5 g) fornece 1,9 mg de sódio, e a recomendação diária desse mineral, segundo a Organização Mundial da Saúde, é de menos de 2g por dia.

Minerais do sal rosa do Himalaia – Benefícios do sal rosa

Para falar dos benefícios do sal rosa na alimentação saudável, precisamos entender qual a diferença desse tipo de sal para os sais branco e integral, que são os tipos mais consumidos. Bem, o sal branco, o que geralmente utilizamos para cozinhar, passa por um processo no qual é adicionado Iodo na fórmula e são removidos outros componentes.O Iodo auxilia no combate ao bócio, que é o aumento da tireoide.

O sal integral também  passa por várias etapas de processamento, exceto a fase final de lavagem.

Já o sal rosa é carente no Iodo, componente necessário no controle do bócio. É possível encontrar sal rosa iodado, mas requer uma atenção maior aos componentes do produto. Mas afinal, quais os minerais encontrados no sal rosa?