PageRank Sabor de vida saudável : O funcho tem ações expectorantes e também auxilia no relaxamento da pele, tecidos e músculos em geral. O consumo da planta medicinal é muito indicado para pessoas que sofrem com flatulências e dores abdominais constantes.

O funcho tem ações expectorantes e também auxilia no relaxamento da pele, tecidos e músculos em geral. O consumo da planta medicinal é muito indicado para pessoas que sofrem com flatulências e dores abdominais constantes.


Funcho* O Funcho é uma planta aromática que se reproduz espontaneamente, podendo ser encontrada silvestre, com bolbo comestível, sendo especialmente caracterizada pelas suas folhas e sementes aromáticas. As bases hipertrofiadas dos pecíolos das folhas formam uma estrutura bulbosa, que é branqueada e comida crua ou cozida, de sabor semelhante ao do aipo. A planta, herbácea e ereta e de cor verde intensa, costuma atingir uma altura entre 60 cm a 1,5 m, suas folhas são longas e finas, terminando em segmentos em forma de agulha. Suas flores são pequenas e de cor amarela e aparecem em cachos de 20 a 50. A variedade chamada erva-doce doce ou florentina é cultivada no sul da Europa. As sementes de erva-doce, uma vez secas, são utilizadas como condimento aromático e pelas suas propriedades medicinais. Na Índia, as sementes de erva-doce costumam ser mastigadas para refrescar o hálito e são usadas como aromatizantes em cremes dentais naturais. Seu óleo essencial é usado para fazer sabonetes e perfumes. Tanto o bulbo quanto suas folhas e sementes são usados na culinária em muitas partes do mundo. Muito utilizado na culinária andaluza, principalmente em picles, temperos e molhos, apresenta um aroma semelhante ao do mentol. O pólen da erva-doce é especialmente apreciado porque nele concentra todas as propriedades culinárias e medicinais da planta, porém seu preço tende a ser muito alto. BENEFÍCIOS A raiz e a semente da erva-doce reduzem a inflamação e mitigam os espasmos musculares. Ele combate infecções, neutraliza o veneno de picadas de insetos e libera o excesso de muco. Estimula o apetite, promove o bom funcionamento intestinal e aumenta a micção. Regula o ciclo menstrual. Elimina toxinas e melhora todas as funções do corpo. Quanto ao seu óleo, ajuda o corpo a se livrar das toxinas acumuladas, principalmente após ter abusado na ingestão de alimentos, bebidas alcoólicas e drogas. Suas propriedades desintoxicantes são úteis para o controle da celulite e para quem está fazendo dieta. Os médicos europeus
combateram com sucesso a gota com óleo de erva-doce. Também o utilizam para prevenir e curar artrite e reumatismo, pois evita o acúmulo de toxinas no corpo, principalmente nas articulações. O óleo de erva-doce também é utilizado no mundo da cosmetologia natural, pois tem um efeito tonificante sobre os músculos exercido pelo que ajuda a preservar a juventude dos músculos faciais. Alega-se que impede o aparecimento de rugas, especialmente os chamados pés de galinha; rugas que se formam sob os olhos. Também rehidrata a pele seca e desidratada. Alguns aromaterapeutas relatam que massagens regulares com óleo de erva-doce ajudam a manter os seios firmes e com boa aparência. REMÉDIOS NATURAIS Resfriados, tosse, bronquite: Ferva dez gramas de semente de erva-doce em meio litro de leite ou água, adicionando mel. Beba várias xícaras durante o dia. Diurético: O bulbo cozido é um excelente diurético e ajuda a purificar o corpo. Anemia: 50 gramas de sementes de erva-doce em um litro de bom vinho branco, marinar por 7 dias, filtrar e beber um copo antes das refeições. Constipação crônica: para casos de constipação em que se leva muito tempo sem encontrar uma solução aparente, somente nesses casos é recomendado o seguinte remédio caseiro. Misture dois punhados de erva-doce, dois de genciana e dois de anis com um de alecrim e um de hortelã-verde, despeje em um recipiente e leve para ferver em um copo de água. Depois de ferver a mistura, deixe descansar por cinco minutos, coar e tomar uma xícara após cada refeição, você verá como esse problema desaparece de sua vida. Há momentos em que não queremos ter problemas digestivos, muito menos diarreias, mas aqui está uma receita que nos ajudará muito a combater este incómodo. Para isso você vai precisar de 2 pitadas de endro, 2 pitadas de erva-doce e 2 pitadas de erva-doce em 1 litro de água por 8 ou 10 minutos. Após retirar do fogo, deixe descansar por mais 10 minutos e coe, distribua essa bebida para beber 3 vezes ao dia após cada refeição. Dores de cabeça, problemas do sistema digestivo, aumento da micção: cozinhe 10 gramas de semente de erva-doce em 1/2 litro de leite ou água. Tome várias xícaras
desse caldo durante o dia. Desinfetante: Os óleos essenciais de Funcho possuem ótima ação bactericida e antimicrobiana. Bronquite, asma: as folhas de erva-doce podem ser fervidas e seus vapores respirados para aliviá-las. PRECAUÇÕES A erva-doce era tradicionalmente usada para aumentar a quantidade e a qualidade do leite materno, prática que se mostrou fatal em alguns casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.