Benefícios da semente da chia. A chia possui grandes quantidades de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, fibras e proteínas que protegem o organismo de doenças cardiovasculares. O ômega 3, por exemplo, ajuda a regular a pressão dos vasos sanguíneos e evita a hipertensão,
Confira quais são as propriedades da chia
Como mencionamos, a chia é repleta de nutrientes que ajudam a manter a sua saúde em dia. Confira:
tem cerca de 40% de lipídios, dos quais 60% são ômega-3;
mais de 30% de seu peso total é composto de fibras;
cerca de 19% da semente contém proteínas. Aliás, a chia tem mais proteína do que outros alimentos vegetais, como trigo, milho, cevada, arroz, aveia e amaranto;
contém minerais, vitaminas e compostos antioxidantes naturais, como tocoferóis e polifenóis, que ajudam a combater doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
cada 100 gramas de chia oferece 631 microgramas de cálcio e 335 microgramas de magnésio.
Como é possível perceber, proteínas, vitaminas, nutrientes e outros elementos primordiais para a saúde corporal estão presentes na chia. Para ter ideia de todo esse poder, uma porção de chia, que equivale a uma colher de sobremesa, tem mais de 20% de todo o ferro e cálcio que devemos consumir diariamente.
No entanto, vale destacar que esses nutrientes são encontrados nas sementes. Ao consumir a chia em forma de farinha ou óleo, por exemplo, algumas características podem ser perdidas, assim como os benefícios do consumo das fibras.
Apesar de seus vários benefícios, o consumo exagerado da semente deve ser evitado. Em excesso e, em especial, no caso de pessoas que bebem pouca quantidade de líquidos, a chia pode levar a problemas intestinais, como constipação, inchaço e gases, além de dores abdominais. Para evitar problemas, a porção ideal recomendada é de duas colheres de sopa por dia. Lembre-se sempre de consumir uma quantidade adequada de líquidos.
Conheça os benefícios da chia
O uso regular do ingrediente em sua alimentação, seguindo as orientações sobre as quantidades ideais, proporciona uma série de benefícios. Confira a seguir os principais.
Auxilia na formação e no fortalecimento dos ossos
Como já comentamos, uma única porção de chia tem aproximadamente 20% do cálcio que devemos consumir todos os dias. Logo, o seu consumo ajuda a prevenir problemas relacionados à carência do mineral no organismo, como a osteoporose. Para veganos ou vegetarianos estritos (que não consomem leite e derivados), ou ainda para pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite, a chia é uma ótima fonte de cálcio.
Previne o envelhecimento precoce
Por ser rica em antioxidantes, a chia ajuda a combater o envelhecimento precoce, já que auxilia a minimizar a formação de radicais livres, que destroem as membranas celulares. Os antioxidantes melhoram a qualidade da pele e dos cabelos. Por isso, inclusive, os óleos naturais da chia estão presentes em vários cosméticos. E, também, é possível investir em receitas caseiras para melhorar a qualidade dos fios.
Uma delas, bastante simples, é produzir uma máscara com o gel formado pelas sementes em contato com a água. Use três colheres de sopa da semente para três xícaras de água. Depois de aplicar nos cabelos e deixar agir por algum tempo, basta lavar para sentir a diferença e a hidratação.
Aprimora as funções cerebrais
A grande concentração de magnésio presente na chia contribui para o bom funcionamento do cérebro, principalmente no que diz respeito às ligações cognitivas.
Melhora os sentidos
Dos nossos cinco sentidos, três se beneficiam com o consumo da chia: o olfato, a visão e o paladar. Todos ficam mais aguçados com a presença do zinco. O nutriente ainda contribui para o aumento da imunidade e a formação do colágeno, sendo importante para manter uma pele mais bonita.
Mantém o coração livre de doenças
De todos os nutrientes que as sementes de chia têm, o ômega 3 é de longe o mais importante, tanto pela quantidade quanto pelos benefícios que fornece ao corpo, uma vez que atua protegendo a saúde cardíaca. Além do ômega 3, que contribui para regular a pressão dos vasos sanguíneos, minimizando o risco de hipertensão, as sementes também têm boas quantidades de ômega 6, fibras e proteínas, que ajudam a proteger o organismo de doenças cardiovasculares.
Previne e controla o diabetes
As fibras presentes na chia contribuem para elevar o tempo de liberação da glicose no organismo, ajudando a prevenir o diabetes tipo 2. Quando as sementes são colocadas de molho na água, formam um gel que, ao ser ingerido, produz uma barreira física que separa as enzimas digestivas dos carboidratos,
Isso promove uma digestão mais lenta e, com isso, controla a glicemia. Também ajuda a reduzir a fome e a compulsão por doces e carboidratos, o que no longo prazo contribui para o controle do peso e a reeducação alimentar.
Melhora a saúde do intestino
Em função da grande quantidade de fibras, a chia ajuda a manter a regularidade intestinal. No entanto, é fundamental ingerir líquidos em quantidade adequada para garantir o bom funcionamento do intestino.
Fortalece a imunidade
Como tem nutrientes como manganês, fósforo e potássio, que ajudam a melhorar a função imunológica, inibindo a reprodução de células inflamatórias, a chia também contribui para a prevenção de doenças e a preservação de membranas celulares e neurotransmissores.
Reduz o colesterol
Os aminoácidos presentes em sua composição também estão relacionados com a melhora do sistema imunológico. Além de as fibras contribuírem para melhorar a digestão de gorduras, o ômega 3 presente nas sementes de chia aumenta a oxigenação do sangue, o que reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.