PageRank Sabor de vida saudável : A macela é amplamente utilizada na medicina popular para fortalecer a imunidade e prevenir gripes e resfriados. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a combater infecções, inflamação e inchaço.

A macela é amplamente utilizada na medicina popular para fortalecer a imunidade e prevenir gripes e resfriados. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a combater infecções, inflamação e inchaço.


   A Marcela (Achyrocline satureioides) é uma planta nativa da América do Sul, típica da flora brasileira. Com propriedades medicinais e cosméticas, a planta é um pequeno arbusto que pode crescer até 80 centímetros de altura. 

Como qualquer outra planta medicinal, a Marcela tem sido utilizada há séculos por diferentes povos para tratar uma série de problemas de saúde. No Brasil ela é bastante consumida, especialmente na região sul. 

E você sabia que existem outras denominações além de Marcela? A planta também é conhecida pelos nomes macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional.

Agora que você sabe da origem da Marcela, vamos para os benefícios que essa planta proporciona

Bons  motivos para tomar chá de  marcela

1. Tem ação calmante

Muitas pessoas consomem o chá de Marcela por ter ação calmante, inclusive, ajudam no combate do estresse e da ansiedade. Por isso, uma boa opção para relaxar um pouco mais no seu dia a dia é beber o chá com frequência.

Além disso, o chá de Marcela é perfeito para quem tem dificuldade para dormir. Isso porque a planta tem substâncias que se assemelham às características do chá de camomila e ajuda a amenizar sintomas da insônia, contribuindo para uma noite de sono tranquila.

Você pode tomar o chá pouco antes do horário ou se preferir colocar algumas pétalas da planta no travesseiro.

2. É analgésico

Está sentindo dor e prefere não tomar medicamentos? O chá de Marcela tem ação analgésica, anestésica e antisséptica. A Marcela é eficaz para aliviar diversos tipos de dores, como dor de cabeça, dor de dente, cólicas menstruais e dor de estômago. Qual a quantidade devo tomar? Uma xícara de chá deve bastar para oferecer alívio imediato. 

3. Ajuda na digestão

Quem tem dificuldade de digerir os alimentos, possui gastrite ou esofagite pode usar o chá de Marcela para aliviar os sinais e sintomas desses problemas. Isso porque com as folhas e os ramos se obtém um chá amargo, excelente digestivo e também auxilia no controle de diarréias.

4. Também é anti-inflamatório

O nosso corpo está em constante processo de recuperação e isso vale, especialmente, para as pessoas que praticam musculação ou comem muita gordura (causa inflamação nos tecidos). Por causa de duas substâncias presentes na bebida — a luteolina e a quercetina — o chá é um excelente aliado para tratar problemas respiratórios e diversos tipos de alergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.