Os principais nutrientes contidos no chá de amora
Tanto a amora como suas folhas são extremamente ricas em vitaminas e minerais. O chá de amora tem grandes quantidades de flavonoides, vitamina C, cálcio e potássio. Por isso, é um chá considerado de alto valor nutritivo detendo propriedades funcionais.
Mas como esses nutrientes podem ajudar a melhorar sua saúde?
Os flavonoides, que são compostos com função antioxidante e anti-inflamatória, podem auxiliar no alívio dos sintomas da menopausa e no alívio de dores. A vitamina C presente no chá de amora possui relação com a regulação da pressão arterial.
O potássio e o cálcio, em conjunto, também são excelentes para a saúde cardiovascular, além de ajudar na manutenção da saúde dos ossos, evitando a osteoporose.
O chá de amora é muito popular entre as mulheres que estão no período de menopausa, pois ele é capaz de aliviar os sintomas característicos dessa fase, tais como alterações do humor, ondas de calor repentinas e irritabilidade.
E quem busca reduzir a gordura corporal também pode se sentir à vontade para tomar o chá de amora, pois ele auxilia no controle de açúcar no sangue. Assim, além de auxiliar na perda de peso, o chá de amora também pode ser incluído na dieta para emagrecer.
Quais são os benefícios do chá de amora?
Agora que você já sabe os principais nutrientes do chá amora e como eles agem no seu organismo, veja quais são os melhores benefícios que o chá de amora pode trazer para a sua saúde:
- Alivia os sintomas da menopausa.
- Diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas.
- Contribui para a saúde dos ossos, evitando a osteoporose.
- Auxilia no controle do índice glicêmico, prevenindo o diabetes.
- Coadjuvante na perda de peso.
- Ação anti-inflamatória e antibacteriana.
Como preparar a melhor receita de chá de amora?
Para preparar o melhor e mais eficiente chá de amora, é muito simples:
- Em água fervente, adicione de 3 a 5 folhas de amora.
- As folhas podem ser secas ou frescas! O importante é que elas sejam cortadas em pedaços pequenos e maceradas.
- Após 5 minutos em infusão, espere esfriar e consuma imediatamente.
Esse é apenas um exemplo de receita, o que significa que você pode adaptar o chá de amora para o seu paladar.
Uma possível adaptação para esse chá seria adicionar polpas de frutas, sucos e até mesmo outros tipos de chá da sua preferência, como o chá verde! Nesse caso, a proporção ideal é que a bebida seja composta 70% por chá e 30% por sucos ou outros chás.
Vale lembrar que, apesar dos diversos benefícios, esse chá não vai fazer milagres. Para aproveitar o máximo de seus benefícios, é preciso ter hábitos alimentares saudáveis, fazer uso de bons suplementos, como o whey protein, e manter uma rotina adequada de exercícios físicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.