Encontrado em diferentes peixes (salmão, cavala, atum, sardinha, arenque), castanhas e sementes, o ômega 3 é um tipo de ácido graxo essencial (uma gordura "do bem") indispensável para a saúde. Ele não é produzido naturalmente pelo organismo e, por isso, precisa ser consumido diariamente. Para garantir bons níveis dessa gordura poli-insaturada, é fundamental ter um plano alimentar bem completo e balanceado. Quer saber para que serve o ômega 3 e como montar uma dieta rica no nutriente? É só continuar lendo!
Ômega 3: benefícios para as funções cognitivas e hormonais
Grande aliado da saúde do cérebro, o ômega 3 ajuda a preservar as funções cognitivas e executivas (de atenção, memória, linguagem e percepção), combatendo o envelhecimento e a degeneração cerebral. Em uma pesquisa feita no laboratório da disciplina de Neurologia Experimental da UNIFESP - que constitui o Instituto Nacional de Neurociência Translacional -, comprovou-se que esse tipo de ácido graxo é capaz de regenerar neurônios, surtindo efeito anti-inflamatório no tecido cerebral de animais.
Essa gordura poli-insaturada faz bem para o sistema nervoso como um todo, atua na formação das membranas celulares e auxilia na produção e sintetização de hormônios. Por isso, o ômega 3 é considerado um ácido graxo essencial - sem o qual o corpo não consegue viver sem.
Para que serve o Ômega 3 quando o assunto é colesterol
Outro ponto positivo do ômega 3 é que ele atua no controle dos triglicerídeos (principais gorduras do nosso organismo) e reduz os níveis de colesterol ruim (LDL). Esse ácido graxo também tem propriedades anticoagulantes e, por isso, ajuda a manter a saúde do sistema circulatório, prevenindo doenças como trombose e embolia. Vale destacar, ainda, que o ômega 3 comprovadamente ajuda a prevenir o mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas.
Tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante
O ômega 3, assim como outros ácidos graxos, cumpre uma forte ação anti-inflamatória e antioxidante no organismo. Por isso, também faz bem para a saúde da pele, dos cabelos, prevenindo o envelhecimento precoce. Por ter um efeito anti-inflamatório, o nutriente também pode atuar de forma indireta no processo de emagrecimento - ajuda na queima calórica.
Quais são os alimentos ricos em ômega 3?
Para montar uma dieta rica em ômega 3, existem alguns alimentos que não podem faltar no cardápio. Peixes de águas frias e profundas (como a cavala, sardinha, salmão e truta), moluscos e fitoplânctos, em especial, são ricos nesse nutriente. O mesmo serve para óleos vegetais (de semente linhaça, milho, girassol, canola), castanhas e oleaginosas. O ideal é que você coma peixe ao menos duas vezes por semana e inclua diferentes sementes e oleaginosas nos lanches diários - elas podem servir de snacks, incrementar molhos, saladas e por aí vai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.