- Dilatação do estômago, causada por excesso de comida ou bebidas gasosas;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Doenças gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico, por exemplo;
- Alterações dos eletrólitos do sangue, como diminuição de cálcio, potássio ou sódio;
- Insuficiência renal, que causa excesso de ureia no sangue;
- Diminuição do CO2 na corrente sanguínea, causada por respiração acelerada;
- Infecções, como gastroenterites ou pneumonias;
- Inflamações respiratórias ou abdominais, como bronquite, esofagite, pericardite, colecistite, hepatites ou doença inflamatória intestinal;
- Cirurgias na região do tórax ou abdômen;
- Doenças cerebrais, como esclerose múltipla, meningite ou câncer no cérebro, por exemplo.
Apesar destas possíveis causas, ainda não se sabe ao certo como essas alterações levam aos espasmos do diafragma e tórax.
Na maioria das vezes, a causa do soluço não é grave, no entanto, se persistir por mais de 2 dias, ou se for acompanhado de outros sintomas que indiquem doenças como pneumonia ou doenças cerebrais, é necessário consultar o clínico geral para investigar a causa.
Causas do soluço no bebê
Os soluços no bebê são muito comuns e podem, inclusive, acontecer antes do nascimento, ainda no útero da mãe. Isto pode acontecer porque seus músculos torácicos e diafragma ainda estão se desenvolvendo e, por isso, na maior parte dos casos não é motivo para preocupação.
Entretanto, caso o soluço dure mais que 1 dia, ou esteja atrapalhando o bebê para dormir ou amamentar, pode ter outras causas na sua origem, como infecções ou inflamações, por exemplo, sendo, por isso, importante consultar o pediatra, para investigação e tratamento corretos.
O que fazer em caso de soluço
Normalmente, o soluço resolve-se espontaneamente em poucos minutos, mas, em alguns casos, pode durar até 2 dias. Para parar o soluço, é importante resolver a sua causa, mas caso seja uma situação passageira, existem alguns métodos para fazer com que ele passe mais rapidamente, através de manobras, como beber água fria, prender a respiração por alguns segundos ou respirar dentro de um saco de papel, por exemplo, que estimulam o nervo vago e aumentam os níveis de CO2 no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ele será importante para aprimorar o blog.